20 de maio de 2021

e-DOC Sergipe

O que muda com a Atualização de Versão do e-DOC
# Para utilização de assinatura eletrônica, será necessário instalar a extensão Web PKI

Como instalar o Web PKI

Web PKI – Perguntas Frequentes


# Possibilidade de inserção de vários arquivos ao dar entrada numa solicitação na unidade de Protocolo (PROTOCOLO / NOVO).

Ao invés de colocar os arquivos como anexos, inseri-los através do campo Arquivo


# Assinatura Sistêmica (senha) semelhante a Assinatura Digital (com token)

Agora, o sistema permite assinar um documento com mais segurança, uma vez que para toda assinatura realizada, será exigida uma confirmação prévia do e-DOC.

Uma vez definido os Assinantes, ao selecionar a opção Assinar, será direcionado para a página de ‘Assinatura Digital’. O usuário visualizará ali o que será assinado.

Deverá definir o tipo de Assinatura a ser realizada, Digital (com certificado) ou Docflow (sistêmica, com uso de senha pelo e-DOC)

OBS: A opção Digital somente será habilitada para usuários que possuem certificado digital, configurados no sistema através do cadastro do usuário e quando as duas opções de assinaturas estão habilitadas, só será possível assinar o documento com um tipo.

Se escolhida a opção Docflow, informar senha do e-DOC e clicar no ícone para assinar e uma confirmação será apresentada.

Após a assinatura sistêmica do documento, será gerado o código de verificação para comprovação da autenticidade do documento assinado digitalmente.

* Assista vídeo como realizar assinatura sistêmica

Se escolhida a opção Digital, procedimento permanece o mesmo hoje utilizado com token.

Atenção:

  • Documento com apenas uma assinatura, ao ser assinado já será concluído. Não teremos mais a ação Assinar e Concluir.
  • Com a implementação da assinatura sistêmica, um documento ao ser assinado, o sistema trata de conclui-lo, tornando-o oficial, gerando o código de verificação, também não sendo possível o Cancelamento da Assinatura

# Aumento da quantidade de blocos de widgets na área de trabalho para até 06 (seis)

# Responsividade de telas de listagem de documentos e processos, caixa de entrada e assinatura via certificado digital

Possibilitando já selecionar o que deseja receber


# Numeração de anexos – agora teremos uma numeração só, sequencial nos anexos de um documento, indicando a ordem em que eles foram incluídos

# Não há necessidade de informar a descrição do arquivo que será incluído como Anexo ao documento. Esse campo terá mesma informação do nome do arquivo

# Alteração da regra quanto a tramitação de uma Comunicação Interna

Sozinha, por ser um documento interno, o seu trâmite era restrito a dentro do órgão. Porém, a partir de agora, se tramitada vinculada a um outro documento (exemplo: ofício), prevalecerá a regra do pai, ou seja do ofício, poderá sair do órgão.

Prevalecerá a regra do documento pai, ou seja, se o documento pai permitir ser tramitado para outro órgão, os filhos vão de “carona”.

CORREÇÕES

1) Menu de Ações – na tela de Consultar Minuta, liberada ação “Voltar ao processo” que não estava disponível para a minuta vinculada a um processo;

2) Validação da assinatura no Protocolo Externo – se a validade da assinatura do documento a ser enviado pelo usuário externo estiver corrompida ou não atender aos padrões ICPBrasil ele não será enviado para a unidade de Protocolo do órgão. Na versão anterior, a validação estava sendo feita no Protocolo ao Converter a solicitação;

3) Processos finalizados podem ser visualizados sem necessidade de reativar

Ocorrências
  • Sistema exibe mensagem que Documento não pode ser assinado
    • Se foi assinado antes da versão 4.58.7 (instalada em 23/05/2021) deverá ter essa assinatura cancelada pelo usuário, assinado novamente para então ser encaminhado ao próximo assinante.

Dicas sobre a versão 4.58.7

  • Sistema apresenta mensagem O Documento (NNN) não pode ser assinado.
Skip to content